terça-feira, outubro 17, 2017
Início > Gastronomia > Aproveitamento de alimentos: canal de TV estreia série de receitas com ingredientes inusitados

Aproveitamento de alimentos: canal de TV estreia série de receitas com ingredientes inusitados

Aproveitamento de alimentos: canal de TV estreia série de receitas com ingredientes inusitados

O Food Network, canal de TV por assinatura e desenvolvedor de conteúdo multiplataforma, estreia no dia 18 de maio em suas redes sociais e site, e posteriormente no canal de televisão, a série gastronômica Restô Food Network, com receitas criadas a partir de aproveitamento de alimentos que utilizam ingredientes como cascas, talos e folhas.

Brigadeiro feito a partir de casca de banana? Sim, é possível!
Brigadeiro feito a partir de casca de banana? Sim, é possível!

Com opções sustentáveis e acessíveis, criadas com a consultoria da ONG Banco de Alimentos, associação que atua com o objetivo de minimizar os efeitos da fome e combater o desperdício de alimentos, a série conta com 10 episódios – divididos entre receitas doces, salgadas, bebidas e aperitivos – que compartilham como utilizar integralmente os ingredientes, promovendo o consumo responsável e a economia doméstica.

No primeiro episódio, a receita tradicional de brigadeiro ganha o complemento da casca de banana, que além de acrescentar nutrientes ao preparo – como o aumento de fibras e maior teor de minerais em relação ao fruto, contribui para a diminuição de resíduos, já que a banana é a segunda maior fruta consumida do planeta, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Brigadeiro de casca de banana é receita de estreia do Restô Food Network
Brigadeiro de casca de banana é receita de estreia do Restô Food Network

Atualmente, são descartados 1,3 bilhão de toneladas de alimentos por ano no mundo, segundo os dados de 2013 da FAO, e a maior parte da falta de aproveitamento integral ocorre na cozinha. Pensando nisso, o Food Network produziu a série, e, segundo a ONG parceira Banco de Alimentos, os benefícios em consumir integralmente frutas, legumes e vegetais são inúmeros. Dentre eles, o aumento da ingestão de vitaminas, minerais e fibras, que auxiliam no funcionamento do organismo e na diminuição do colesterol, além da redução do lixo orgânico e melhoria da economia.

“Como marca focada em gastronomia e lifestyle, pensamos em diversos aspectos da alimentação. O aproveitamento integral dos alimentos é importante para o público que se preocupa com a sustentabilidade atual e também das gerações futuras”, diz Adriana Alcântara, vice-presidente de marketing e produção da Scripps Networks Interactive Latin America.

A série Restô Food Network apresenta receitas que vão de opções simples para o café da manhã, como bolo de casca de abóbora e chocolate e pão de queijo com talos de rúcula, até receitas elaboradas para o almoço entre amigos, como risoto de casca de abobrinha, suflê de cascas e folhas de cenoura e refrigerante caseiro. A partir do dia 18, toda semana, às 17h, um novo vídeo vai ao ar na internet e, posteriormente, para o canal de televisão.

Veja a receita de estreia do Restô Food Network, de brigadeiro de casca de banana:

Ingredientes

2 latas de leite condensado
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
4 colheres de sopa de chocolate em pó
4 unidades de casca de banana

Preparo

Higienize as cascas de banana com hipoclorito de sódio, seguindo as instruções de rotulagem, e corte-as em cubinhos;
Bata todos os ingredientes, com exceção da manteiga, no liquidificador;
Em uma panela em fogo médio derreta a manteiga e acrescente a mistura do liquidificador;
Mexa até o brigadeiro soltar do fundo da panela;
Deixe esfriar.

Rendimento: 20 porções de 20g cada;
Tempo de preparo: 35 minutos;
Dificuldade de preparo: fácil.

Gostou do conteúdo? Então, deixe seu comentário; ele é muito importante para mim. Envie sua sugestão de novos assuntos pelo Messenger. Curta e siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, Twitter e Instagram; e inscreva-se no canal no YouTube.


00000000000000
Maurício Araya
Jornalista graduado (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 Maranhão; e vencedor de duas etapas estaduais do Prêmio Sebrae de Jornalismo, categoria Webjornalismo
http://www.mauricioaraya.com.br