sábado, outubro 21, 2017
Início > Ciência > Começa ‘temporada’ de observação da Estação Espacial Internacional no Maranhão

Começa ‘temporada’ de observação da Estação Espacial Internacional no Maranhão

Começa ‘temporada’ de observação da Estação Espacial Internacional no Maranhão

Começou nesta segunda-feira (21) uma nova ‘temporada’ de observação da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) no Maranhão. Durante esta semana, o equipamento vai passar pelos céus do Estado sempre no início da noite, e poderá ser observado a olho nu – assista ao vídeo abaixo.

Siga a Estação Espacial Internacional em tempo real

A observação é possível porque, nesse horário, a ISS reflete a luz solar. Para quem observa, a sensação é de ver uma ‘estrela’ se movimentando no céu, com seu brilho cada vez mais forte. Cada ‘espetáculo’ da ISS pode durar até 10 minutos.

Na terça-feira (22), ela vai aparecer a oeste – onde o Sol se põe – às 19h33. Na quarta-feira (23), ela inicia a trajetória mais cedo, a partir das 18h40, a sudoeste. Já na sexta-feira (25), ela volta a dar ‘show’ no céu noturno, a partir das 18h35, a noroeste. No próximo dia 28, ela passa a aparecer ainda pela madrugada, às 4h26, iniciando sua trajetória a norte.

A estação viaja a cerca de 27,7 mil km/h, ou 7,66 km/s, e realiza uma volta completa em torno da Terra a cada 90 minutos, a 350 km de altitude.

Gostou do conteúdo? Então, deixe seu comentário; ele é muito importante para mim. Envie sua sugestão de novos assuntos pelo Messenger. Curta e siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, Twitter e Instagram; e inscreva-se no canal no YouTube.


0000
Maurício Araya
Jornalista graduado (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 Maranhão; e vencedor de duas etapas estaduais do Prêmio Sebrae de Jornalismo, categoria Webjornalismo
http://www.mauricioaraya.com.br

Um pensamento em “Começa ‘temporada’ de observação da Estação Espacial Internacional no Maranhão

  1. eu vi ontem e hj eh muito rapido e ontem eu vi mas a luz dela tava mais intenso q hj deve ser o local onde eu estava pois hj tava muito claro o local

Comentários encerrados.