Ciclo de Estudos em Comunicação oferece atualização para jornalistas

O Laboratório de Convergência de Mídias (Labcom) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o Grupo de Pesquisa Tecnologia e Narrativas Digitais (TECND) realizam, na segunda quinzena de novembro de 2016, o Ciclo de Estudos em Comunicação Digital e Inovação no Jornalismo. Destinado a profissionais, estudantes avançados e pesquisadores, o curso, dividido em três módulos, oferece vários tópicos sobre as transformações que o ambiente digital vem gerando no ecossistema dos meios de comunicação, em especial nas redações jornalísticas, sendo uma oportunidade de atualização profissional.


 Siga-me nas redes sociais: Facebook (perfil / página) / Instagram (@mauricioaraya / @mauriciojorbr) / Twitter (@mauricioaraya / @mauriciojorbr) 

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pela internet. O investimento é de R$ 160 se a inscrição for feita até 31 de outubro; a partir desta data, a taxa passa a ser de R$ 200.

Professor Márcio Carneiro dos Santos ministra módulo do Ciclo de Estudos em Comunicação
Professor Márcio Carneiro dos Santos

No módulo 1 do Ciclo de Estudos em Comunicação, ‘Processos, Práticas e Ferramentas do Webjornalismo’, com previsão de início para o dia 19 de novembro no Centro de Ciências Sociais (CCSo) da UFMA, serão apresentadas várias ferramentas do Google para otimizar a produção de notícias como Alertas, Trends, Data Explorer, Maps e outras; além de técnicas para a inclusão de novas formas narrativas no conteúdo produzido para a internet tais como mapas, gráficos, timelines, infografia e visualização da dados de forma geral.

LEIA TUDO JÁ PUBLICADO SOBRE COMUNICAÇÃO

O módulo 1 será ministrado pelo coordenador do Labcom, professor Márcio Carneiro dos Santos, doutor em tecnologias da inteligência e design digital pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Segundo o professor-doutor – que recentemente lançou o livro ‘Comunicação Digital e Jornalismo de Inserção: Como big data, inteligência artificial, realidade aumentada e internet das coisas estão mudando a produção de conteúdo informativo’ (saiba mais) –, o curso vai destacar a lógica da busca num ambiente de excesso de informação como a internet, tanto na etapa de coleta de dados como no esforço para ser encontrado e estabelecer conexões com a audiência; bem como, novas formas narrativas possíveis para agregar valor ao conteúdo produzido e ainda ferramentas para potencializar fatores como tempo, personalização e nível de engajamento dos usuários.