Dia das Crianças: pesquisa mostra intenção de compras no Maranhão

Booking.com

Pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA) revelou que grande parte (45%) dos consumidores que demonstraram intenção de compras para o Dia das Crianças não sabe ao certo quando vão às compras e devem deixar elas para última hora. Para 28,5%, o melhor dia para as compras é o sábado, às vésperas da data comemorativa.

Pelo levantamento, a Fecomércio-MA identificou que 66,1% dos consumidores pretendem comprar algum produto para presentear em função do Dia das Crianças, ou seja, dois a cada três entrevistados estão predispostos a ir às compras.

É preciso entender a demanda dos consumidores no sentido de promover ações que possam atrair e fidelizar esses clientes, que estão cada vez mais cautelosos e cuidadosos com o valor dos presentes. Além disso, os consumidores então pesquisando mais os preços dos produtos, o que também influencia para que as compras sejam realizadas de última hora
José Arteiro da Silva, presidente da Fecomércio-MA

Para atender a demanda, o comércio de São Luís já preparou um esquema especial. Mesmo no feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, também comemorado no dia 12, as lojas de rua irão funcionar em horário especial, 8h às 14h. Já aquelas localizadas nos shopping centers estão autorizadas a funcionar das 14h às 20h.

VEJA TUDO O QUE JÁ FOI PUBLICADO SOBRE MARANHÃO

O funcionamento do comércio no dia 12 de outubro está condicionado ao pagamento de 100% sobre o valor da hora normal e mais gratificação de R$ 40 ao fim do dia, pelo acordo feito entre empregados e patrões.

Intenção de consumo para o Dia das Crianças, locais de compra e formas de pagamento

A pesquisa – realizada entre 1 a 5 de setembro de 2016, com 700 consumidores, entre homens e mulheres com mais de 18 anos – mostra que 47,5% daqueles que pretendem presentear no Dia das Crianças têm preferência pelas lojas de shopping centers, seguido das lojas do Centro comercial, com 40,2%; lojas de bairros, com 8,9%; comércio informal no Centro/camelôs, com 0,9%; internet (0,8%); loja de departamentos (0,7%); supermercados/hipermercados (0,4%); e catálogo (0,3%).

Brinquedos ainda são preferência de consumidores para Dia das Crianças
Brinquedos ainda são preferência de consumidores para Dia das Crianças (Foto: Divulgação)

É importante que o empresário faça um bom planejamento, observando os produtos mais procurados, além de ser uma oportunidade para as lojas realizarem promoções de outros itens com o objetivo de motivar os clientes a aumentarem a cesta de produtos que levarão para casa
Eduardo Campos, economista e consultor econômico da Fecomércio-MA

Entre os presentes preferidos desses consumidores, os brinquedos com 57,3% de intenção de consumo e artigos de vestuário com 26,2%, lideram a lista dos ludovicenses.

Quanto aos motivos que levam os consumidores a entrarem nas lojas e efetuarem as compras, as promoções (49,4%) e os preços (34,2%) devem ser os fatores de maior influência nesse período, seguido das vitrines (21,8%), variedades (15,1%), qualidade dos produtos (11%) e recepção dos vendedores (4,8%).

A forma de pagamento preferida pelos consumidores para o Dia das Crianças continua sendo a modalidade à vista com dinheiro (51,3%). Já o uso do cartão de crédito é a escolha para 35,9% dos entrevistados; e 15% devem usar cartão de débito.

Jornalista graduado (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 Maranhão; e vencedor de duas etapas estaduais do Prêmio Sebrae de Jornalismo, categoria Webjornalismo

Visualizar publicações