Destino: Lençóis Maranhenses

Booking.com

É um verdadeiro paraíso; um capricho da natureza esculpido pelos fortes ventos característicos do litoral do Estado brasileiro do Maranhão: os Lençóis Maranhenses são um dos principais destinos turísticos da região, que integra a Rota das Emoções – roteiro que inclui, além do Maranhão, destinos dos Estados do Piauí e Ceará –, e são uma boa pedida para as férias do meio de ano.

O parque nacional de preservação ambiental, criado na Década de 80, possui uma área total de 156,5 mil hectares, com paisagens únicas. Do total, 90 mil hectares desse ‘deserto gigante’ são de puras dunas, moldadas pela ação dos ventos; e lagoas, formadas pela água das chuvas do primeiro semestre no Maranhão.

VEJA TAMBÉM:
Tudo sobre viagens e turismo
Outras opções de destinos
Mapa da aviação civil no Maranhão

Um dos principais e mais estruturados acessos aos Lençóis Maranhenses é a cidade de Barreirinhas, a 250 km de distância da capital maranhense, São Luís. Para chegar a Barreirinhas, é necessário seguir pela BR-135 até ao município de Bacabeira, a 58 km da capital, e continuar a viagem pela MA-402. Esse roteiro é oferecido por agências de viagem, com pacotes de passeio ‘bate-e-volta’, ou seja, que dura apenas um dia; ou por no mínimo três dias, incluindo hospedagem e passeios. O transporte intermunicipal também é uma alternativa para quem prefere fazer o passeio sem intermédio de agências: do Terminal Rodoviário de São Luís saem, diariamente, ônibus até Barreirinhas.

Rio Preguiças é caracterizado por suas águas escuras
Rio Preguiças é caracterizado por suas águas escuras

Para hospedagem, há opções de apart hotéis, hotéis, pousadas e hostels. Muitos deles estão às margens do rio Preguiças, e depois de um dia inteiro de caminhadas e diversão, tudo que o turista vai querer é um gostoso banho de rio mesmo.

Passeio de lancha é um dos atrativos
Passeio de lancha é um dos atrativos

Para acessar os Lençóis Maranhenses, não há taxa de ingresso; e para chegar ao parque, só com veículo 4×4. São as conhecidas ‘jardineiras’, caminhonetes adaptadas para levar passageiros na carroceria. Após uma rápida travessia de balsa, o caminho é por uma trilha de 12 km numa paisagem de vargem, feito em aproximadamente 25 minutos.

Dentro do parque, o acesso é feito apenas por meio de caminhadas auxiliadas por guias de turismo, e os veículos não entram.

Acesso aos Lençóis Maranhenses é feito com veículos 4x4
Acesso aos Lençóis Maranhenses é feito com veículos 4×4

Ao todo, 15 agências de turismo oferecem pacotes de visita aos Lençóis Maranhenses. Ao comparar os valores desses pacotes, o visitante, no entanto, deve evitar aquelas que oferecem os preços abaixo do mercado, porque geralmente utilizam carros mais antigos ou sem manutenção, o que pode estragar o passeio.

Leia também:

Para consultar empresas e profissionais habilitados para operar na área de turismo, os visitantes devem, também, acessar o Cadastur.

Lençóis Maranhenses
Lençóis Maranhenses

De maio a setembro, os turistas podem contemplar dunas e banhar nas lagoas formadas pelas chuvas do período e elevação dos lençóis freáticos. Na estação de seca do Maranhão – no segundo semestre –, elas ficam muito baixas, o que prejudica o banho. Por isso, antes de viajar, o turista precisa planejar bem o roteiro e com certa antecedência, inclusive para conseguir bons descontos – seja em alta ou baixa temporada.

Lençóis Maranhenses
Lençóis Maranhenses

E para quem visita Barreirinhas, uma parada obrigatória é o Farol de Preguiças ou Farol de Mandacaru, estrutura localizada no povoado de Mandacaru. Para chegar ao local, o melhor acesso é pelo rio Preguiças, por meio de lanchas conhecidas como ‘voadeiras’. Após subir os 160 degraus, o visitante tem uma incrível vista da foz do rio Preguiças.

Vista do Farol de Mandacaru, em Barreirinhas
Vista do Farol de Mandacaru, em Barreirinhas

Com as ‘voadeiras’ também se chega ao povoado Vassouras, no local conhecido como Ilha dos Macacos, onde é possível observar e interagir com vários os pequenos macaco-prego; além da comunidade de Tapuio, onde se localiza a Casa de Farinha, compartilhada por cerca de 200 famílias e onde o visitante conhece e vive a experiência de todas as etapas de produção da famosa farinha-d’água.

Pôr do sol em Barreirinhas, no Maranhão
Pôr do sol em Barreirinhas, no Maranhão

Na Beira-Rio e Praça da Matriz, Centro de Barreirinhas, pode-se encontrar restaurantes que oferecem pratos típicos do Maranhão. Entre as opções, estão pratos inspirados na Rota das Emoções, como arroz de cuxá com mariscos, abacaxi recheado com camarão, pirão, farofa de cuscuz e carne de sol ao molho de queijo coalho.

Jornalista graduado (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 Maranhão; e vencedor de duas etapas estaduais do Prêmio Sebrae de Jornalismo, categoria Webjornalismo

Visualizar publicações