Aeroportos bem avaliados

Brasil, Viagens 0 comentários
468x60_zanox_Oferta da Semana2

A satisfação geral do passageiro em 15 aeroportos que movimentam 80% das pessoas que viajam de avião no Brasil alcançou a nota mais alta desde que a Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro começou a ser feita, em janeiro de 2013. Os dados são da medida pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). Em uma escala de 1 a 5, a nota média apurada no 3º trimestre de 2015 foi de 4,15. 84% dos 13 mil passageiros ouvidos nos meses de julho, agosto e setembro deram notas de 4 a 5 para seus aeroportos.

Guarulhos foi o aeroporto que mais melhorou em relação a si mesmo. Perguntados sobre a satisfação geral com o terminal, os passageiros deram nota média de 4,41. Curitiba continua o aeroporto mais bem avaliado do país: conquistou 4,51. O terceiro aeroporto mais bem avaliado é Recife, com 4,39.


Continua após a publicidade

Cadastre-se na Newsletter

Serviços

Itens de tecnologia ainda são oferecidos em qualidade abaixo das expectativas dos passageiros. A disponibilidade de tomadas, por exemplo, só é muito boa em Campinas – os demais 14 aeroportos obtiveram nota abaixo de 4. Já a qualidade da internet sem fio (Wi-Fi) disponível nos terminais é avaliada como ruim ou muito ruim nos 15 aeroportos pesquisados.

Entre os itens essenciais, a disponibilidade de sanitários, por exemplo, é considerada muito boa em 11 aeroportos. A limpeza dos banheiros apresentou nota média acima de 4 em nove aeroportos. Os passageiros também classificaram a limpeza geral do terminal como muito boa em 14 aeroportos.


Continua após a publicidade


Os cinco indicadores que mais influenciaram os passageiros quando perguntados sobre sua satisfação geral com os aeroportos no trimestre foram, pela ordem: conforto na sala de embarque, limpeza geral, conforto acústico, conforto térmico e disponibilidade de sanitários.

Painel de indicadores

Dos 13.086 entrevistados, 8.327 faziam voos domésticos e 4.759, internacionais; 41% viajaram até duas vezes nos últimos 12 meses e 42% têm nível superior completo;

Sete terminais alcançaram as notas mais altas nos 48 indicadores da pesquisa: Curitiba (18),Campinas (10), Brasília (9), Natal (7), Recife (2),Manaus (1) e Fortaleza (1);

Os três indicadores com as melhores notas médias: cordialidade dos funcionários do check-in (4,57), tempo de fila no check-in (4,57) e eficiência dos funcionários do check-in (4,52);

Três itens com pior avaliação: valor dos produtos de lanchonetes/restaurantes (2,53), custo do estacionamento (2,56) e valor dos produtos comerciais (2,82);

O tempo na fila de inspeção de segurança de voos internacionais em Confins (MG) é de 1 minuto;

O tempo médio de restituição de bagagem internacional (última bagagem) em Recife é 52 minutos. Curitiba apresenta o melhor desempenho, com 12 minutos;

Em Curitiba, Recife, Natal e Campinas não há fila na aduana (bens a declarar).

Tudo por 19 468 x 60

Jornalista graduado (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 Maranhão; e vencedor de duas etapas estaduais do Prêmio Sebrae de Jornalismo, categoria Webjornalismo

Visualizar publicações