quinta-feira, outubro 19, 2017
Início > Atualidades > Brasil > Lençóis Maranhenses em destaque

Lençóis Maranhenses em destaque

Os Lençóis Maranhenses ganharam destaque em 10 páginas, com imagens exclusivas, na edição de agosto da revista Excelente, publicação de bordo da Iberia, a maior companhia aérea da Espanha, que transporta mais de 17 milhões de passageiros por ano. O jornalista German Aranda e o fotógrafo Chema Llanos acompanharam os festejos juninos na capital do Maranhão, São Luís, e no município de Santo Amaro do Maranhão, nos Lençóis Maranhenses. A reportagem destaca as belezas das lagoas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e o modo de vida dos moradores das comunidades de Betânia, Queimada dos Britos e Baixa Grande – faça o download da revista (PDF).

Divulgação

O caráter nômade dessas comunidades, provocado pela força dos ventos que ‘devora’ aldeias inteiras, chamou a atenção do jornalista. Em trecho da reportagem, o destaque é para as 12 famílias – pouco mais de 100 pessoas – que moram na comunidade Queimada dos Britos.

Uma das moradoras ouvidas pela revista é dona Helena, de 32 anos, que vive o medo de um dia ter a casa coberta pela areia fina dos Lençóis Maranhenses. Por outro lado, o ‘deserto’ não impõe medo a Valdir, outro morador da comunidade. Ele, pensativo, espera que a areia demore ao menos 40 anos para atingir sua moradia.

Não me atrai ir à cidade. Ali se morre fácil e aqui a natureza é boa. Um dia terei que sair, mas não sei quando Valdir, morador de Queimada dos Britos

A iniciativa da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) contou com o apoio da Federação das Industrias do Maranhão (Fiema), Taguatur Turismo, Hotel Pestana, Hotel Brisamar, Secretaria de Turismo de Santo Amaro, Pousada Cajueiro, Pousada Água Doce, Agência Modus Vivendi, Restaurante Amendoeiras, Restaurante do Senac, Restaurante Feijão de Corda, Churrascaria Barriga Verde, Restaurante Panela de Minas e Pizzaria Rossini.

Gostou do conteúdo? Então, deixe seu comentário; ele é muito importante para mim. Envie sua sugestão de novos assuntos pelo Messenger. Curta e siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, Twitter e Instagram; e inscreva-se no canal no YouTube.


0000000000000
Maurício Araya
Jornalista graduado (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 Maranhão; e vencedor de duas etapas estaduais do Prêmio Sebrae de Jornalismo, categoria Webjornalismo
http://www.mauricioaraya.com.br