quinta-feira, outubro 19, 2017
Início > Ciência > Planetário é opção para quem visita Santiago

Planetário é opção para quem visita Santiago

Maurício Araya

Como é de conhecimento de vocês, estive, no mês de fevereiro, desfrutando de merecidas férias. Viajei a Santiago do Chile e, lá, tive a oportunidade de fazer alguns passeios inesquecíveis. No que se refere à ciência e tecnologia, pude conhecer dois lugares bacanas, experiências que pretendo compartilhar com vocês.

Maurício Araya
Maquete da ISS, no planetário em Santiago, Chile

O primeiro lugar foi o planetário da Universidade de Santiago do Chile. No local com área total de 13,3 mil m² e inaugurado em 14 de março de 1985, estudantes e adultos apaixonados por astronomia podem aprender, por meio de projeções, um pouco mais sobre a ciência que estuda o espaço; há salas e dependências criadas especialmente para a projeção de filmes e realização de exposições.

Na sala principal, batizada de “Albert Einstein”, com capacidade para 300 pessoas sentadas, há uma cúpula equipada com um simulador de estrelas Carl Zeiss, modelo VI, com 160 lentes e peso de 2,5 toneladas, encaminhado, na década de 1970, desde a Alemanha – país de origem. O equipamento conta, ainda, com o auxílio de três projetores de vídeo, 32 projetores de slides e equipamento de som de alta fidelidade.

Maurício Araya
Simulador de estrelas Carl Zeiss

A entrada para o público geral custa $ 3.300 (pesos chilenos, algo em torno de R$ 15); para crianças de dois a 12 anos e público da terceira idade, custa $ 2.700 (por volta de R$ 10); e dá direito a uma apresentação no planetário, a uma apresentação no cinema em terceira dimensão (3D), jogos interativos e exposições.

Maurício Araya
Planetário em Santiago do Chile

O planetário da Universidade de Santiago do Chile fica localizado na avenida Libertador Bernardo O’Higgins, nº 3.349, em frente à Estação Central. Quem preferir utilizar o sistema de metrô, um dos mais eficientes do mundo, pode utilizar a linha 1 e desembarcar na estação “Estación Central”. Outras informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico www.planetariochile.cl.

Gostou do conteúdo? Então, deixe seu comentário; ele é muito importante para mim. Envie sua sugestão de novos assuntos pelo Messenger. Curta e siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, Twitter e Instagram; e inscreva-se no canal no YouTube.


000000
Maurício Araya
Jornalista graduado (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 Maranhão; e vencedor de duas etapas estaduais do Prêmio Sebrae de Jornalismo, categoria Webjornalismo
http://www.mauricioaraya.com.br